Entre em Contato: 55 11 98298-9641 / 55 11 94234-3853

Conexão Pedreira – Não Jogue na Billings, jogue na Rede

You are here:

O projeto “Conexão Pedreira – Não Jogue na Billings, jogue na Rede” nasce do edital Redes e Ruas com realização do Instituto Cultural Dandara, destacando alguns temas, que são: cultura digital, meio ambiente, fotografia e vídeo, percussão e confecção de instrumentos a partir de materiais coletados da represa billings, cidadania e reciclagem, vinculando os conhecimentos a responsabilidade social.
Visamos com o projeto democratizar as tecnologias por meio de recursos digitais, para criar um significado para o aprendizado e capacitação de jovens e adolescentes em situação de exclusão e vulnerabilidade, através de redes sociais e colaborativas.
As atividades irão acontecer no distrito de Cidade Ademar e Pedreira, Santo Amaro, Jabaquara, em espaços como: Parques, praças, Telecentros, CEU’S e escolas públicas.
Serão oferecidas oficinas de: Fanzine, Web designer, Vídeo e Fotografia, Jornalismo e Divulgação Online e Meio Ambiente. Além da realização de pesquisas, palestras e debates.

- Percussão e Confecção de Instrumentos:11141141_871356609622822_1258081518969433935_n
Através da Oficina de Confecção de Instrumentos, o Conexão Pedreira – Não Jogue na Billings, Jogue na Rede, visa  tornar atrativo a descoberta da música percussiva e a possibilidade de confeccionar instrumentos a partir de materiais reciclados da Represa Billings.
Já a Oficina de Percussão visa incentivar e valorizar a cultura popular do Brasil, a apresentação do universo percussivo através de ritmos musicais brasileiros e da experimentação para que haja a descoberta de novos ritmos, composições e novos sons que compõem a musicalidade brasileira.

 

 

 

 


IMG_0857- Web Design e Divulgação Online:

A Oficina abordará conceitos básicos de Web Designer para que os jovens oficinandos possam, após a formação, desenvolver flyers e material de comunicação para a internet com a finalidade de divulgar em Blogs, Malas Diretas e Redes Sociais seus projetos artísticos, coletivos culturais/sociais, ações para o meio ambiente dentre outras atividades que julgarem pertinente, dentre outras atividades.
Com a Oficina de Divulgação Online, por meio do Jornalismo Comunitário, será feito a articulação entre conteúdo, atividades artísticas e de interesse da comunidade, através de ferramentas comunicacionais.
O intuito da Oficina é potencializar as ações promovidas na quebrada, por meio da Divulgação Online, para que assim, os moradores tenham acesso as atividades desenvolvidas no bairro.

 

 

549360_869492816475868_5289257564501674977_n

- Fotografia e Video:
A proposta da Oficina de Fotografia e Vídeo é capacitar técnicamente os jovens participantes a criar, produzir e executar um projeto audiovisual através de aulas teóricas e práticas. Mais além, incentivar maior desenvoltura na compreensão e na expressão criativa através da linguagem audiovisual e na habilidade da utilização desta importante ferramenta da comunicação.
Através de debates em grupos buscamos temas e assuntos da comunidade local para criar um roteiro que busca alternativas para o modo de enxergar o cotidiano. Através da experimentação com os conhecimentos sobre a imagem digital, desenvolvemos o conhecimento em relação `as novas tecnologias da comunicação, aumentando assim as oportunidades no mercado de trabalho e a  formação de futuros artistas, profissionais liberais ou arte-educadores.

 

 

 

 

 

 

11224735_871356846289465_4265308853284962226_n

- Fanzine e Jornalismo:

Com publicações experimentais e alternativas, buscaremos promover o exercício livre do pensar e da criatividade.  A Oficina de Fanzine tem o objetivo de explorar as linguagens utilizadas pelos jovens oficinandos, que cerca o seu dia a dia, na sala de aula, em casa, com a família. Utilizando para isso ilustrações, colagem e poesia.
A Oficina de Jornalismo, com suas aulas práticas e teóricas, visa oferecer para os oficinandos noções básicas sobre as etapas do processo jornalístico, como técnicas de entrevista, construção de texto, reportagem. A parte prática, como a produção de conteúdo irá facilitar a aprendizagem e os jovens poderão utilizar este aprendizado em prol da quebrada.

 

 

 

- Meio Ambiente:
A proposta da Oficina de Meio Ambiente visa incentivar os jovens e adolescentes a respeito da permacultura urbana, com o objetivo de  ampliar o olhar acerca dos ciclos da natureza e incentivá-los a executar uma intervenção de plantio de alimento em um  local à escolha do grupo.